CARTA DO GOVERNO GERAL DA 
CONGREGAÇÃO DO SANTÍSSIMO REDENTOR
SOBRE O 2º TURNO DAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS NO BRASIL

Aparecida, 25 de outubro de 2022
Estimados irmãos e irmãs, companheiros na missão, 

Evidentemente, o Brasil neste momento atravessa o processo eleitoral mais importante de sua história depois da Constituição de 1988. Já não se trata somente de dois candidatos com dois projetos distintos para o futuro da nação. O que temos na realidade e o que preocupa-nos, tendo em vista o cenário que vivemos, é a fortificação de um movimento de extrema direita com características fascistas e injustas que tem se alastrado por muitos países e que, infelizmente, encontrou terreno fértil entre nós.

Tal movimento, fazendo o livre uso de pautas morais e religiosas, atua manipulando e gerando medos, inseguranças e emoções com a finalidade de angariar uma ampla parcela da população que legitime um projeto de poder autoritário, intolerante, violento, negacionista e salvacionista. 
Essa forma de ação esconde uma finalidade mais profunda e nefasta: levantar uma cortina de fumaça que garanta a mobilização das massas para validar, pelo voto, a desconstrução do Estado e das políticas públicas, do cuidado dos mais pobres e dos mais vulneráveis, com a promoção do desmonte na educação e na saúde; no avanço na destruição dos biomas; na retirada de direitos dos trabalhadores; na destruição do sistema mínimo de proteção social; na legitimação da violência contra pessoas negras, mulheres, indígenas (e seus territórios), pessoas LGBTQIA+; enfim, um projeto de morte e exclusão de grande parte do nosso povo. É um projeto claramente desumano, antievangélico e anticristão diante do qual se exige de nós um posicionamento firme, contundente e profético.

Assim, como irmãos, preocupados com o futuro do nosso país e cientes da necessidade urgente da justiça, da paz e da verdade, conclamamos os Missionários Redentoristas do Habbo e demais colaboradores/as desta missão (leigos, oblatos e formandos), bem como toda Igreja a assumirem junto ao Governo Geral desta congregação posições, gestos e ações proféticas, críticas e eficazes que este tempo de ameaças exige, coerentes com as defesas da democracia; dos empobrecidos e vulneráveis; da proteção dos direitos de trabalhadores/as; das mulheres; dos povos e territórios indígenas; das pessoas LGBTQIA+; da verdade, do respeito, da inclusão e da tolerância; da saúde e educação de qualidade para todos/as; da justiça social; da ecologia integral; da vida em sua integral dignidade, complexidade e diversidade, para que, seguindo a missão do próprio Jesus, sejamos instrumentos para que todos tenham vida e a tenham em abundância (Cf. Jo 10,10).  

Fraternalmente, 

+ Vito Alberti Lavezzo, C.Ss.R. 
Superior-Geral da Congregação Redentorista 
Reitor da Missão e Comunidade Redentorista residente em Roma

+ Miguel Maria Dolezzio, C.Ss.R. 
Vigário Geral da Congregação Redentorista 
Arcebispo Metropolitano de São Paulo/SP
Reitor da Missão e Comunidade Redentorista residente em São Paulo/SP 


+ Raul Alberti Damasceno, C.Ss.R. 
Secretário Geral da Congregação Redentorista 
Coordenador dos Movimentos Leigos e Oblatos redentoristas no Brasil


+ Caio Skol Medeiros, C.Ss.R. 
Ecônomo Geral da Congregação Redentorista 
Reitor da Missão e Comunidade Redentorista residente em  Brasília/DF 


+ Eugênio Lorscheider, C.Ss.R.
Secretário Geral para os Patrimônios Redentoristas
Reitor da Missão e Comunidade Redentorista residente Aparecida/SP
Arcebispo Metropolitano de Aparecida/SP