CONGREGAÇÃO DO SANTÍSSIMO REDENTOR
GOVERNO GERAL DA CONGREGAÇÃO REDENTORISTA
GABINETE DO PREPÓSITO GERAL
GOVERNO GERAL DA CONGREGAÇÃO REDENTORISTA
GABINETE DO PREPÓSITO GERAL
“Deus de nossos pais, e Senhor de misericórdia, que todas as coisas criastes pela vossa palavra, e que, por vossa sabedoria, formastes o homem para ser o senhor de todas as vossas criaturas, governar o mundo na santidade e na justiça, e proferir seu julgamento na retidão de sua alma, dai-me a sabedoria que partilha do vosso trono, e não me rejeiteis como indigno de ser um de vossos filhos. Sou, com efeito, vosso servo e filho de vossa serva, um homem fraco, cuja existência é breve, incapaz de compreender vosso julgamento e vossas leis;” (Sabedoria 9: 1-5)
É com grande alegria e humildade que dirijo-me à todos os Confrades Redentoristas nesta ocasião tão importante para mim e para está Congregação. Confesso-lhes que minha eleição como Prepósito-Geral foi uma grande surpresa, mas na certeza de que na presença de Deus podemos aprender e crescer espiritualmente, e que ele faz de nós como uma semente plantada em uma boa terra (Mateus 13:23), não tive outra escolha a não ser aceitar esse ofício.
Gratidão primeiro ao Santíssimo Redentor, ele que tudo sabe, tudo conhece, tudo vê e tudo acompanha. Quero como Salomão dizer hoje: “dai-me a sabedoria que partilha do vosso trono senhor”, para que minhas atitudes sejam todas segundo a tua Santa vontade.
Gratidão por todos os Confrades que votaram em mim, gratidão pela confiança em dar-me tão alto ofício dentro de nossa Congregação. Prometo-lhes um mandato sereno, tranquilo, missionário e de muita sabedoria. Mas para que isso se cumpra verdadeiramente necessitarei do auxílio de cada Confrade Redentorista.
E gostaria de concluir essa mensagem, ressaltando a afirmação: A Palavra é Vida! Está afirmação deve ser levada sempre pelos nossos corações. Devemos praticar a Palavra de Deus a partir das oportunas reflexões que acolhemos em nossas comunidades.
Para isso, é importante nós termos familiaridade com a Palavra, contato com a Palavra, sermos amigos da Palavra e mais que isso, termos fome da Palavra. A Palavra ela não é filosofia ou utopia mas ela é vida. O documento do Concílio Vaticano II chamado “Dei Verbum” que fala da Palavra, ele nos conta que este encontro e comunhão com Deus e entre nós se dá através da Palavra que é o próprio coração da vida cristã, e a partir deste encontro com a Palavra que a alegria é completa em nós. A Palavra é o próprio coração da vida cristã, a Igreja cresce na escuta da Palavra, na celebração da Palavra e no estudo da Palavra.
Através da Palavra é Deus que fala e responde às nossas perguntas, os nossos questionamentos. Nós somos chamados a está aliança com Deus pela Palavra, na fé a Palavra transforma, pela bíblia nós seremos mais ecumênicos, nós vamos dialogar na caridade, na verdade e as religiões vão se encontrando a partir da Palavra. Para isso, vamos ouvir juntos e praticar a leitura orante, mas escutar e meditar em todos os tempos e com todos os irmãos, objetivos como a reconciliação e a paz que são desejos universais vão acontecer a luz da Palavra. A leitura viva das Escrituras é a vida dos bons.
Vamos redescobrir queridos Confrades, a centralidade da Palavra em nossa vida, porque grandes e marcantes espiritualidades nascem da Palavra. É urgente anunciar a Palavra para a vinda do Redentor, o Evangelho é a norma última, é a lógica, é a regra para nossa vida. E aqui está a prática, a Palavra de Deus e o nosso testemunho cristão.
Inspirados nas Diretrizes Gerais da ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2019/2023, eu quero desejar que cada Confrade Redentorista, seja um Confrade da Palavra, um Confrade da Evangelização e do Anúncio. E olhemos para Nossa Senhora ela que foi a escuta crente da Palavra, a mãe do Verbo e da Alegria que acreditou na Palavra. Bendita és tu, porque acreditaste.
Que pela intercessão da Virgem Maria, nossa Mãe do Perpétuo Socorro, a Mãe da Palavra encarnada que teve toda a vida modelada pela Palavra, nos faça profetas e praticantes da Boa Nova do Evangelho.
Dado em Roma, na Cúria Generalícia da Congregação do Santíssimo Redentor, aos 23 dias do mês de janeiro do ano de 2024.
+ Laionel Costa da Silva, C.Ss.R.
Prepósito Geral da Congregação Redentorista