O sacerdote beija o livro, rezando em silêncio:
Pelas palavras do santo Evangelho sejam perdoados os nossos pecados.
ORAÇÃO DOS FIÉIS
Pres: Jesus é o Bom Pastor que, na força do Espírito Santo, deu a vida pelas suas ovelhas. Elevemos-lhe a nossa oração e peçamos-lhe que nos escute por intercessão de Santo Afonso, bispo e doutor da Igreja.
Ass: Senhor Jesus, escutai a nossa oração.
- Senhor, vós fizestes de Santo Afonso um discípulo humilde e fiel à voz do Espírito Santo; por sua intercessão conceda a todos os batizados e crismados conformar as suas escolhas de vida à sua vontade, nós vos pedimos.
- Vós chamastes Santo Afonso a abandonar a profissão de advogado para dedicar-se inteiramente a vós; por sua intercessão suscitai em nossas comunidades numerosas vocações ao sacerdócio, à vida religiosa e à atividade missionária, nós vos pedimos.
- Vós reunistes em torno de Santo Afonso os Redentorista, chamando-os a levar a todos a abundância da sua Redenção; pela sua intercessão, dai à vossa Igreja a caridade pastoral necessária para evangelizar o mundo, nós vos pedimos.
- Vós despertastes em Santo Afonso um intenso amor pela Eucaristia; pela sua intercessão concedei-nos oferecer, receber e adorar o Santíssimo Sacramento do altar, para fazermos da nossa vida uma oferta que vos agrade, nós vos pedimos.
Pres: Senhor Jesus, que formastes Santo Afonso Maria de Ligório com o vosso Espírito de verdade e de amor, colocando-o na vossa Igreja como Pastor dos pobres e dos abandonados, ouvi as orações que a vós dirigimos junto a este povo que o venera como mestre e intercessor. Vós que viveis e reinais pelos séculos dos séculos.
CANTO DAS OFERTAS
Que mais eu posso te dar? - Pe. Joãozinho
QUE MAIS EU POSSO TE DAR,
ALÉM DA FÉ E DO AMOR
QUE MAIS EU POSSO OFERTAR
POIS SOU TODO TEU, MEU SENHORTE DOU MINHA VOZ PRA QUE POSSAS FALAR,
SEREI TEU PROFETA, NÃO VOU ME CALAR
TE DOU OS MEUS PÉS SE QUISERES ANDAR,
IREI PELO MUNDO PRA TE ANUNCIAR.REF
TE DOU MINHA MÃOS QUERO A TI ME OFERTAR,
SEREI OPERÁRIO AQUI NESTE ALTAR
DOU MEU CORAÇÃO SE QUISERES AMAR,
EU SOU TODO TEU, TUA CASA É MEU LAR.
ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS
No meio do altar e voltado para o povo, estendendo e unindo as mãos, o sacerdote diz:
Pres: Orai, irmãos e irmãs, para que esta nossa família, reunida em nome de Cristo, possa oferecer um sacrifício que seja aceito por Deus Pai todo-poderoso.
Ass: Receba o Senhor por tuas mãos este sacrifício, para glória do seu nome, para nosso bem e de toda a santa Igreja.
Em seguida, abrindo os braços, o sacerdote reza a oração sobre as oferendas:
Pres: Inflamai os nossos corações, Deus de bondade, com o fogo do Espírito Santo, vós que concedestes a santo Afonso Maria celebrar este mistério, oferecendo-se a si mesmo como vítima santa. Por Cristo, nosso Senhor.
O povo aclama:
Ass: Amém.
PREFÁCIO DE SANTO AFONSO
Começando a Oração Eucarística, o sacerdote abre os braços e diz:
Pres: O Senhor esteja convosco.
Ass: Ele está no meio de nós.
Erguendo as mãos, o sacerdote prossegue:
Pres: Corações ao alto.
Ass: O nosso coração está em Deus.
O sacerdote, com os braços abertos, acrescenta:
Pres: Demos graças ao Senhor, nosso Deus.
Ass: É nosso dever e nossa salvação.
O sacerdote, de braços abertos, continua o prefácio.
Pres: Na verdade, é justo e necessário, é nosso dever e salvação, dar-vos graças, sempre e em todo o lugar, Senhor, Pai santo, Deus eterno e todo-poderoso. Pela doutrina de nosso Pai Santo Afonso nos ensinais, pelos exemplos de sua vida nos formais e por sua intercessão nos sustentais com vossas graças. Por isso, alegrando-nos nesta festa, nós vos oferecemos este sacrifício de louvor por Cristo, Senhor nosso. Por ele louvam os Anjos vossa glória, as Dominações vos adoram e, reverentes, vos servem Potestades e Virtudes. Concedei-nos também a nós associar-nos à multidão dos Querubins e Serafins, dizendo a uma só voz:
Ass: Santo, Santo, Santo, Senhor Deus do universo! O céu e a terra proclamam a vossa glória. Hosana nas alturas! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas alturas!